Ronco pode causar doenças bucais

By on 18 de novembro de 2013

Distúrbios do sono e problemas com ronco são assuntos que afligem também as mulheres. O ronco é o primeiro sintoma que o organismo dá de que existe algo errado com a respiração durante o sono.

Ele demonstra que a pessoa pode ter apneia, parada respiratória que ocorre enquanto adormecido e que pode ocasionar sérios problemas à saúde, como hipertensão, enfarte do miocárdio e AVC (derrame). A apnéia pode ainda causar acidentes de trânsito, devido a perda da qualidade do sono, além de transtornos sociais e psicológicos.

Mulheres principalmente pós-menopausa têm mais condições que favorecem o ronco como: fatores genéticos, a perda de hormônios femininos e a idade.

Segundo Eduardo Rollo Duarte, dentista especialista em odontologia do sono, a manutenção de um estilo de vida saudável, principalmente visando o controle de peso é uma forma de ajudar a evitar problemas como ronco.

A presença do ronco pode gerar também boca seca, o que contribui para o aparecimento de doenças bucais, como cárie e cárie radicular; em pessoas idosas, além de comprometer a gengiva favorecendo a gengivite e doença periodontal. “A boca seca causa a diminuição de saliva, que é um fator de proteção contra a proliferação de bactérias”, diz.

 

Fonte: Odiario.com (Saúde) 20/06/2010

Gostou? Compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrDigg thisShare on RedditShare on StumbleUpon

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite a resposta para validar: *