Quando meu Bebê vai começar a se lembrar das coisas?

By on 18 de novembro de 2013

Ele já começou a se lembrar, mas talvez não da forma que você espera. Um pesquisador fez uma experiência colocando a cabeça perto dos berços de bebês de 2 meses e mostrando a língua repetidas vezes. Os bebês observavam fascinados. Vinte e quatro horas mais tarde o mesmo pesquisador apareceu de novo, mas dessa vez mantendo a língua dentro da boca. Os bebês, no entanto, ao vê-lo, colocaram a língua para fora! É como se os bebês dissessem: “Ei, eu me lembro de você, e foi isso que você fez”.

Trata-se da memória de reconhecimento, a capacidade de identificar pessoas e objetos vistos antes que vai se aperfeiçoando à medida que os bebês crescem. Os recém-nascidos reconhecem a voz da mãe ao nascer porque ela é um som familiar da época em que estavam no útero.

Bebês amamentados são capazes de reconhecer o cheiro da mãe depois de cerca de uma semana, e em alguns meses passam a reconhecer os rostos familiares, em geral os da mãe ou do pai e a demonstrar preferência por eles. Esse tipo de memória, porém, funciona apenas quando o seu bebê tende a se lembrar de algo porque sente determinada coisa repetidas vezes, é um recurso útil, mas limitado.

A memória de curto prazo, a capacidade de se lembrar de alguns detalhes de uma experiência específica por um período curto de tempo começa a funcionar entre 6 meses e 1 ano de idade. Uma vez que seu bebê comece a ter memória de curto prazo, fica muito mais determinado sobre o que quer fazer ou ter. Ele vai se lembrar primeiro das coisas que têm algum tipo de importância para ele e do que foi repetido com frequência.

Com essa idade, seu bebê será capaz de lembrar onde estão seus brinquedos e a imitar ações que viu até uma semana antes. Ao mesmo tempo, também começará a mostrar que sabe o que vai acontecer na hora da comida, do banho e de ir para a cama. Saber o que vai acontecer é uma forma de mostrar que ele se lembra do que aconteceu da última vez.

Mas a memória consciente de longo prazo para eventos específicos só vai aparecer depois do primeiro aniversário do bebê, entre 1 ano e 2 meses e 1 ano e meio.

Respondido por Penney Hames, psicóloga especializada em crianças.

Fonte: http://brasil.babycenter.com

Gostou? Compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrDigg thisShare on RedditShare on StumbleUpon

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite a resposta para validar: *